sexta-feira, 19 de abril de 2013

Chatos sobre duas rodas

 Marcio Renato dos Santos 

Quem é o sujeito mais chato da cidade? Não sei, mas tenho a impressão de que é o Poeta Sem Poesia e Sem Obra. Esqueci o nome, alguém sabe? Toda vez que um livro é publicado, o sujeito entra nas redes sociais e, sem ler a obra, tenta desconstruir o autor. Não, o Poeta Sem Poesia e Sem Obra é o ser mais invejoso da capital do Paraná.
Talvez a chatice se revele plenamente na Banda da Internet, a que lançou a canção de uma frase só, e depois sumiu. Esqueci o nome do projeto, chato, muito chato.
O sujeito mais chato da cidade são vários. É uma legiãoi. São os chamados cicloativistas.
Eles são chatos por serem equivocados. Em primeiro lugar, pelo óbvio ululante. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informa que tem chuva a cada dois dias em Curitiba. Como o sujeito que pedala poderá se deslocar? Vai chegar encharcado e sujo aos compromissos?
Além da onipresente chuva, há uma outra questão. Vamos supor que o cicloativista more no Sítio Cercado e trabalhe noi Centro. Vai sair de casa e suar 17 quilômetros antes de bater o cartão?
O cicloativismo é farsa. É fraude, sobretudo, porque quem se diz cicloativista mora perto. De tudo. São pessoas que podem caminhar, poucos passos, até o trabalho, a escola, o bar e o evento. Mas não.
Cicloativismo é proposta de uma minoria mimada e chata que, a exemplo de um candidato a ditador lationamaericano, engrossa a voz para - autoritariamente - enunciar ordens e equívocos.
O que caracteriza o cicloativista, além da chatice, é - de fato - o autoritarismo. Qualquer pedestre sabe que nas calçadas e, pior, nas ciclovias, cada passo é uma África. Os sujeitos que circulam sobre duas rodas, com capacete e ideologia, são tão agressivos como os motoristas. descontrolados. Querem se impor e, em ação afirmativa, quase atropelam - diariamente - bípedes com polegar opositor que apenas caminham.

O ciclativista é como o Poeta Sem Poesia e Sem Obra: reclama que o mundo deve algo a ele. Mas não faz nada para mover a roda viva. Ou melhor, faz sim. O ativista de bike quer circular em meio aos carros, mas segue na contramão, sobre calçadas, fazendo tudo errado, inclusive a desrespeitar sinais de trânsito.
Nem motorista, nem pedestre, o cicloativista é, além de chato, o equívoco social contemporâneo. Quer causar. Busca autopromoção. E, ora direis, consegue holofote e até ocupa espaço no jornal. Hoje, invadiu até esta coluna.
Há sujeito mais chato? Sim. Talvez, eu.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Povo
* * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário