terça-feira, 30 de abril de 2013
Bebida e remédio
Era depressivo e bebia. Foi ao psiquiatra. Parou de beber e começou a tomar remédio. Saiu das trevas. Aí parou de tomar os remédios. Achou que ficou bom por causa dos remédios, ou seja, era tudo artificial. Voltou a beber. E a se deprimir.
Dois num mar de cartolas
Descobriram agora, em 2013, que João Havelange e Ricardo Teixeira eram chegados numa propina. Isso porque foi a Fifa que denunciou e provou - e a Fifa é outro antro de cartolas. Se a pilantragem dos dois não fosse internacional, não seria nada difícil serem homenageados com nome de estádios, etc. E olha que eles enfiam a mão no jarro desde o século passado. Pelo menos agora vão sossegar. Agora falta apenas a maioria dos cartolas que dirigem o futebol brasileiro.
Delegado preso
O Gaeco prendeu o delegado e o superintendente da delegacia de Rio Negro por corrupção passiva. Recebiam dinheiro da turma do jogo ilícito para fechar os olhos para a contravenção.
Beto e Gustavo de mãos dadas
Beto Richa e Gustavo Fruet poderia resolver o problema do subsídio ao transporte coletivo da capital e região se marcassem um encontro no meio da Praça Nossa Senhora de Salete, sem assessores e puxa-sacos, sob a sombra de uma daquelas árvores. Depois de selado o acordo entre os cavalheiros, dariam uma volta na praça pedalando monociclos. E de mãos dadas, para garantir o equilíbrio e mostrar que estão irmanados na causa da população. Seria um sucesso!
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Vício frenético
O cineasta foi filmar 23 dias em Cuba. Levou um assistente e o perdeu em 3 dias. Ele era viciado em internet e não aguentou a solidão.
Vai sobrar alguém?
Do jeito que estão se armando as tropas dos grupos que serão adversários na eleição para o governo do Estado no ano que vem, corre-se o risco de se chegar à eleição com os contendores em frangalhos, isso para não dizer nas baixas que ocorrerão em ambos os exércitos.
Carrossel tucano
O retorno de Valdir Rossoni à presidência do PSDB estadual, coisa que ele nunca deixou de ser, apesar de o governador Beto Richa ter sido o último eleito, consolida uma imagem feita há tempos e que serve para a maioria dos partidos. É a do carrossel, no caso composto por tucanos, onde a roda gira e os personagens continuam praticamente os mesmos.
O sorriso do Alvaro Dias
Até ontem, e durante anos, o senador Alvaro Dias era considerado o patinho feio pela cúpula do tucanato parananense. Era. Como política é política, depois de uma reaproximação e namoro tórrido onde não faltaram declarações de saudade e amor, o governador Beto Richa e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Valdir Rossoni, que foi reeleito presidente do partido, declararam em sintonia muito bem combinada que, sim, Alvaro Dias é o candidato do partido para continuar no Senado, já que a vaga a ser aberta é dele mesmo, Alvaro. "É o mais combativo parlamentar do Congresso. É a voz da oposição no Senado e a vaga é dele", disse o governador, levantando a bola. "Nós reconhecemos sua liderança e, por dever moral, o senador será mais uma vez candidato à reeleição pelo PSDB", emendou Rossoni, que durante algum tempo sonhou com a candidatura. Tudo isso porque o que está em jogo, mesmo, é a permanência dos tucanos no poder no Estado, coisa que foi abalada com a derrota em Curitiba e terá como obstáculo a forte candidatura da ministra petista Gleisi Hoffmann. Alvaro Dias, a esta altura do campeonato, deve estar com aquele sorriso de quem fez a coisa certa, deu a volta por cima e demonstrou que, nessa, ele foi um mestre na arte política.
domingo, 28 de abril de 2013
Apoio e apoio
O governador Beto Richa disse hoje, durante a recondução de Valdir Rossoni à presidência estadual do PSDB, que o partido vai apoiar Aécio Neves porque este "tem todas condições de implantar neste país um governo ético, sintonizado com todos os brasileiro". Recentemente, com outras palavras, mas com o mesmo sentido, ele defendeu a manutenção de Luciano Ducci na prefeitura de Curitiba. Deu no que deu.
Sigam-me!!
O leitor do grande jornal e telespectador do canal líder de audiência tem que seguir os conselhos. Começa vestindo a camisa do time para acompanhar o vibrante campeonato paranaense de futebol; aí tem que se tornar um ser engajado na política e de cara pintada patrioticamente com as cores da bandeira do Brasil; para arrematar, visitar o Passeio Público e encher a pança de cachorro quente, o novo produto cultural de Curitiba.
sábado, 27 de abril de 2013
Adiantado
O povão brasileiro quer receber adiantado os R$ 250 mil por cabeça que o Fundo Garantidor de Créditos informa assegurar para o caso de quebradeira dos bancos. Questão de prevenção.
Lembranças
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
soubesse que era assim
não tinha nascido
e nunca teria sabido
ninguém nasce sabendo
até que eu sou meio esquecido
mas disso eu sempre me lembro
soubesse que era assim
não tinha nascido
e nunca teria sabido
ninguém nasce sabendo
até que eu sou meio esquecido
mas disso eu sempre me lembro
Festa e feira
E o Maracanã, hein? Será reinaugurado hoje em convescote oficial, mesmo sem as obras terem acabado. Em campo, os times dos amigos de Ronaldo e Bebeto, dois gandulas oficiais da Copa. Fora de campo, Zico, o maior artilheiro daquele estádio que tem o nome de Mario Filho, e Romário, considerado por muitos como o maior atacante da história do futebol mundial, hoje deputado federal e um dos maiores críticos da bandalheira que se tornou a realização do torneio do ano que vem. A maioria dos torcedores que vai assistir ao jogo é composta de operários da própria obra. Muitos deles venderam os ingressos que ganharam para fazer a feira de domingo. Triste espetáculo.
Putas e salsichas
O grande jornal de Curitiba defende em editorial a "ocupação" do Passeio Público "com a presença constante dos cidadãos". Estes teriam agora, com a orientação do diário, a "consciência de que o espaço público lhes pertence", e que isto "afugenta as atividades degradantes". Como primeira providência haverá uma inundação de salsichas no local. Por enquanto não se viu nenhuma reação do pessoal que organiza a "Marcha das Mulheres" paras defender as famosas putas do Passeio, eternizadas nos contos de Dalton Trevisan.
Dilmês
Se tudo der errado para os adversários, Dilma Rousseff terá 61% do tempo da propaganda política na televisão durante a campanha para a reeleição a presidente. Se é que tem lado bom nessa história, pelo menos ela vai treinar bastante para falar de um jeito que todo munda entenda.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Pesadelo
Gostava de ter pesadelos. Porque acordava e comparava o sonho com a maravilha que era lavar o rosto e enxaguar a boca depois de escovar os dentes.
Basta um piparoco
Aécio Neves deu boas vindas a Eduardo Campos como novo integrante da oposição ao governo Dilma. Olhando bem o figurino dos dois, engomadinhos, bem nutridos, apostando no DNA de políticos peso-pesado do passado, chega-se à conclusão que basta um piparoco verbal de Lula da Silva para o discurso dos dois nem chegar perto do povão que é quem elege o presidente.
Depois de Garrincha, agora tiraram Zico da jogada
Depois da ordem da Fifa para que o nome de Mané Garrincha seja deletado o estádio de Brasília, agora Zico vai ficar de fora dos times que disputarão a partida que marca a reabertura do estádio Mario Filho, o Maracanã. Os amigos de Ronaldo jogarão contra os amigos de Bebeto, dois garotos-propaganda da Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Zico, além de ser um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, é o maior artilheiro do Maraca. Precisa mais?
Na boca do leão
Bernardo, jogador do Vasco que foi torturado por traficantes, assim como mulher que estava com ele, que seria namorada do bandido conhecido como "Menor P", que comanda o tráfico na Favela da Maré, não seguiu o mandamento sagrado nessas áreas de guerra: jamais colocar a cabeça dentro da cabeça do leão e ao mesmo tempo mandar pisar no rabo dele. Ele teve mais sorte do que o jornalista Tim Lopes, de saudosa memória. Ela também, pois "só" levou sete tiros nas pernas.
Nota 5
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) veio, analisou e deu nota cinco, numa escala que vai de 0 a 10, para o Tribunal de Justiça do Paraná. Francisco Falcão, o Corregedor Nacional de Justiça, ficou pasmo com a insistência de o TJ não divulgar os salários, como foi decidido pelo STF, e pela morosidade na implantação das normas para acelerar os trâmites dos processos. Também não gostou nada da ideia de aumento do número de desembargadores. Disse também que o fato de o novo presidente não permitir o acesso da imprensa, como aconteceu hoje, quando os jornalistas foram barrados na porta do TJ, vai na contramão do que está acontecendo no resto do Brasil.
No Dia do Goleiro, Castilho
Hoje é o Dia do Goleiro. Para representar todos eles, fica o registro do grande Castilho, do Fluminense e seleção brasileira, onde participou de 4 Copas do Mundo.
A preferência
Os herdeiros do general Emilio Garrastazu Médici brigam na Justiça por uma fazenda em Bagé, única herança deixada pelo ditador do período da repressão mais violenta depois do golpe de 1964. Também foi o período do "milagre" (1969 a 1974), quando a economia chegou a crescer perto dos 10% ao ano. Os que ainda defendem o regime de exceção, hoje fazem o seguinte pergunta: é preferível ditadura ou a democracia da ladroagem?
Esquecimento
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
um dia sobre nós também
vai cair o esquecimento
como a chuva no telhado
e sermos esquecidos
será quase a felicidade
um dia sobre nós também
vai cair o esquecimento
como a chuva no telhado
e sermos esquecidos
será quase a felicidade
Campanha
Em São Paulo os milionários evitam o trânsito indo de um canto a outro de helicóptero. Como não conseguem impedir que a cada dia a frota de automóveis aumente na cidade, os cicloativistas pensam em iniciar campanha para que todos os que não gostam de pedalar comprem avião de rosca, como dizem os catarinenses, para deixar ruas e avenidas livres para as bicicletas.
Dificuldades
O ativistas da bicicleta, ou seja, os que pedalam e gritam, mas em tempos diferentes, senão se confundem, não adotam o monociclo pela dificuldade de pronunciar monocicloativistas e monocicletada.
Explicação
Os cicloativistas não adotam o monociclo como veículo de transporte porque preferem o desequilíbrio sobre duas rodas.
Falta e sobra
Pançudos
A briga entre o Judiciário e o Legislativo em Brasília mostra bem quem comanda o povo brasileiro. Parece treta de piás pançudos que traçam um risco no chão entre eles e ficam instigando o outro a cuspir primeiro para saírem no tapa.
A diferença
A diferença entre a mãe de um repórter e a de um magistrado, é que, ao ser citada, só o filho de uma delas vai preso.
Homenagem
Ninguém entendeu o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Clayton Camargo, quando este mandou o repórter da Gazeta do Povo fazer aquela pergunta à mãe do perguntador. Era uma homenagem ao dia comemorado no próximo domingo, aquele onde os restaurantes de Santa Felicidade batem todos os recordes de frequência. O povo só pensa coisa ruim!
O nome dele é Elieuton
Elieuton Francis Mayer, que foi preso ontem em operação da Polícia Federal sob acusação de ser chefe de uma grande quadrilha de contrabando de cigarros e exploração ilegal de jogos, era homem de confiança do deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB) há muito tempo. Isso não incrimina o parlamentar, mas o coloca naquela condição do ex-presidente Lula, que não viu nada, nunca desconfiou e ficou surpreso quando a bomba estourou. Os decretos com as nomeações para assessoria na Secretaria dos Transportes, comandada por Pugliesi durante o terceiro governo de Roberto Requião, a partir de janeiro de 2003, e para ser assessor de gabinete na Assembleia Legislativa, a partir de fevereiro de 2007, estão na internet e podem ser conferidos abaixo. Também começou a circular nas redes sociais uma foto do assessor abraçado ao senador Requião durante uma campanha, o que também não quer dizer nada, mas faz parte.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Sem dor
Os revólveres de prata brilhavam na vitrine. Dois, nos coldres. e com cinturão de fivela grande. Atiravam como nos seriados da tv. Cabos vermelhos. Estrela de xerife à parte. As balas eram apenas espoletas. As mortes, se houvessem, seriam de mentira, cinematográficas. Haveria troca de personagens. Mocinhos. Bandidos. Dormiria-se com a sensação da missão cumprida. Na fantasia, sem nenhuma dor.
Um passo
Eduardo Campos vai dizer na propaganda política do PSB, que vai ao ar hoje à noite, que o Brasil dará "um passo adiante" se escolher ele, o partido, e ele, candidato a presidente. Ou seja, materializa aquela charge do país à beira do precipício.
Bicicletada
Thor Batista disse que deu R$ 300 mil à família do ciclista que ele atropelou e matou com a Mercedes Mclaren do pai Eike que vale R$ 2,5 milhões. Do jeito que está a coisa, por R$ 10 mil tem gente que joga a bicicleta na frente de qualquer carro da frota dele. Só a bicicleta.
Mais e mais!
Olhando o perfil da gangue presa pela Polícia Federal, onde a maioria dos integrantes trabalha em órgãos públicos, chega-se à conclusão que estes bandidos não se conformam com o que o povo lhes paga e quer mais, muito mais. Quer a usar a proteção dada pelo cargo que têm para praticar os mais diversos crimes.
Não fica um!!
A quadrilha de contrabando que a Polícia Federal desbaratou hoje na Operação Fractal tinha como chefe um assessor do deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB), que não está envolvido no crime. O grupo, também ligado à exploração de jogos de azar, englobavava, segundo a Polícia Federal, integrantes das polícias Militar, Civil e Federal, além da Receita Federal, Receita Estadual e Ministério Público Estadual e Federal. Ou seja, se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão.
Escola argentina
O Boca Juniors inaugura oficialmente hoje uma escolinha de futebol em Londrina. Já tem uma unidade em Cascavel e mais 16 espalhadas no país. Argentinos ensinando futebol no Brasil! Querem mais? Daqui a pouco os brasileiros vão achar que Maradona foi mesmo melhor que Pelé.
contranarciso
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheio de gente
centenas
o outro
que há em mim
é você
você
e você
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos sós
em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheio de gente
centenas
o outro
que há em mim
é você
você
e você
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos sós
Beijação
Por que até agora ninguém felicitou o deputado pastor Feliciano por ter feito renascer o beijo em público? Que gente ingrata!
A causa é nossa!
Mais um pouco e o Congresso Nacional acaba com o TSE e passa julgar as causas em última instância. Mas sempre de olho na verba destinada à mais alta Corte da Justiça do Brasil.
Manoel Carlos Karam
Para comemorar os 66 anos de nascimento do saudoso Manoel Carlos Karam, algumas de suas frases:
- Para se ter uma ideia de como vai a inflação, faça as contas. Antigamente se conseguia um traidor por trinta dinheiros. Hoje eles estão cobrando quanto?
- O drama do funcionário: tinha o direito de ir e vir e o dever de ficar sentado.
- Aí o homem resolveu usar tanga para esconder aquilo que chamava de "minhas vergonhas". Mas hoje em dia aquilo já é chamado por muitos de "meus orgulhos".
- Colocaram uma bomba-relógio debaixo do trono do rei. As últimas palavras de sua majestade oficialmente entrarão para a História: "Estou ouvindo um tique-taque".
- Para se ter uma ideia de como vai a inflação, faça as contas. Antigamente se conseguia um traidor por trinta dinheiros. Hoje eles estão cobrando quanto?
- O drama do funcionário: tinha o direito de ir e vir e o dever de ficar sentado.
- Aí o homem resolveu usar tanga para esconder aquilo que chamava de "minhas vergonhas". Mas hoje em dia aquilo já é chamado por muitos de "meus orgulhos".
- Colocaram uma bomba-relógio debaixo do trono do rei. As últimas palavras de sua majestade oficialmente entrarão para a História: "Estou ouvindo um tique-taque".
Só na propaganda
Pelo que seu viu ontem diante do Chile, no empate de 2 a 2, muito bem vaiado pela torcida mineira, os jogadores da seleção brasileira só jogam bola mesmo nos comerciais de todos os patrocinadores que estão faturando em cima de uma ilusão.
Moscas e urubus nos portos
Portos no Brasil existem há 500 anos. Descobriram agora que o país cresceu e os portos não, porque sempre foram um maná para exploração de algumas famílias ou das moscas varejeiras do Estado que chafurdaram durante anos nas sobras da grana ali produzida. Por isso, agora, convoca-se o setor privado, que é eficiente e não perde dinheiro. O problema é que vai haver licitação e os urubus vão levar o naco derradeiro do filé.
Em tempo real
A moda agora é colocar câmeras de vigilância nas cracolândias. Serão 220 em São Paulo e Rio de Janeiro. Deve ser para assistir em tempo real a morte dos dependentes, porque a política pública para se tentar salvar estes seres humanos é a cara do Brasil.
Investigação sobre comportamentos
Dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná são investigados pelo Conselho Nacional de Justiça por suspeita de venda de sentença. O jornal Gazeta do Povo ouvir o presidente do TJ, desembargador Clayton Camargo, um dos investigados, sobre o assunto. A resposta ao repórter: "Vai perguntar para sua mãe". Tal comportamento também não merece outra investigação?
Benção
O ministro Marcelo Crivella visita hoje projetos de piscicultura em Pinhalão, Cornélio Procópio e Santo Antonio da Platina, no Norte do Paraná. No mínimo os peixes ganharão a benção do pastor.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Gelo
Grande e frágil, sabia disso. Se comparava à camada fina de gelo que se forma nas poças de água durante a noite de geada. Um não mínimo basta para espatifar a crosta.
Cotas
Tudo agora é na base da cota. A última é a do percentual de meio ingresso. Nada de se falar em cota de educação decente e saúde para quem necessita e paga a conta para a esbórnia dos poderosos.
Involução
Pelas manifestações dos cicloativistas contra o artigo de Marcio Renato dos Santos na Gazeta do Povo, que os chamou de chatos, dá para entender por que, por exemplo, não defendem o caminhar como forma saudável de se locomover. É que estão prestes a usar pés e mãos para ir de um ponto a outro, iniciando o caminho inverso da evolução humana. Sentados no selim, não têm tanto problema.
Barcelona e Ziquita
O futebol ensina, ensina e pouca gente aprende. Agora já desclassificaram o Barcelona porque o time de Messi, Xavi e Iniesta tomou uma cacetada de 4 a 0 do Bayern de Munique na semifinal da Copa dos Campeões. Esqueceram que ainda falta um jogo, ou seja, mais 90 minutos e no campo do melhor time do mundo na atualidade. Marcar quatro gols é possível, sim. Que o digam os atleticanos que viram o centroavante trombador Ziquita fazer isso nos 15 minutos finais de uma partida que acabou empatada contra o Colorado, na Baixada no dia 5 de novembro de 1978. Ele entrou para a história do clube. O Barcelona já está na história, só vai acrescentando capítulos novos. Este jogo pode ser um deles.
Hetero
Com a velocidade que a coisa anda, em breve os heterossexuais serão atração de circo ou zoológico.
PEC e pagamento
Ser contra a PEC 37, que tira poderes de investigação do Ministério Público, é correto. Mas um jornal fazer campanha por isso fica parecendo pagamento por ter recebido informações privilegiadas dos procuradores.
O imperialismo dos professores
O que esperar dos professores se os dirigentes da classe sobem num carro de som, como estão fazendo hoje, vão para a porta do palácio do governo e ficam buzinando que o governador é da Microsoft, por causa da aquisição dos tablets para os alunos, e que, por isso, o governo está se curvando ao imperialismo americano? Dá pena das crianças do ensino público. Ninguém reclama da política indigente da Educação no país, nos Estados e nos municípios, política que está criando gerações de analfabetos funcionais. Reclama-se de salários, o que é justo, mas ninguém demonstra interesse em se reciclar, em crescer intelectualmente para poder ensinar melhor, enfim, ninguém reivindica condições para tanto. Mais fácil é subir em caminhão de som ou sair em bando pelas ruas gritando que a luta continua.
Água
A derrota de Luciano Ducci na disputa pela prefeitura de Curitiba aconteceu há seis meses. De lá para cá o governador Beto Richa começou a percorrer o Paraná de forma alucinada. Os seus partidários dizem que ele ligou o motor turbinado do carro, só para lembrar que Richa é piloto de corrida. A verdade, contudo, é que ele ligou foi o motor do barco, que começou a fazer água na inundação que ameaça afogar todo o grupo que demorou a chegar ao poder e achou que poderia reinar sem esforço. Lá do alto, ou seja, de Brasília, Paulo Bernardo e sua mulher e candidata Gleisi Hoffmann olham a paisagem e esfregam as mãos para tomar conta do pedaço a partir de 2015. Junto com a comandante Dilma.
Capitanias
Por que deputados estaduais fazem de tudo para ganhar vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Paraná? Uma resposta pode estar na história do Brasil no capítulo sobre as Capitanias Hereditárias.
Exemplo para Fruet
Gustavo Fruet foi à posse de bicicleta e parou por aí. Tem que se mirar no novo fenômeno da Europa, o prefeito de Londres Boris Johnson. Sim, ele já andou de bicicleta, mas em Dubai, de terno e sem capacete. Já desafiou uma gostosona para uma partida de ping-pong e montou uma quadra de basquete na frente da prefeitura onde, sorte dos diabos!, acertou uma cesta de costas e virou fenômeno na internet. Fruet tem a chance de superar tudo isso. Basta esquecer a bicicleta, a dívida deixada pelo Ducci, e adotar o monociclo. Vai bombar no mundo todo.
O bicho alfabeto
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
o bicho alfabeto
tem vinte e três patas
ou quase
por onde ele passa
nascem palavras
e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve
o bicho alfabeto
tem vinte e três patas
ou quase
por onde ele passa
nascem palavras
e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve
A camisa de Rivellino
Mario Gobbi, atual presidente do Corinthians, quer homenagear Roberto Rivellino. Pediu à Nike que o uniforme do ano que vem seja igual ao usado pelo craque em 1971. Se o "Reizinho do Parque" tivesse o espírito de Coutinho ou Tostão, não aceitaria. Em 1974 foi mandado embora do clube onde nasceu, acusado de ter sido o responsável pela derrota de 1 a 0 diante do Palmeiras na final do campeonato paulista, resultado que aumentou para 20 anos o jejum de títulos do time. Sim, ele retornou em 2004 como dirigente, prova de que seu amor vale mais que a mágoa que carrega e que talvez tenha sido amenizada no primeiro confronto em que atuou contra seu ex-time. Foi em 1975, no dia 8 de fevereiro. Era a estreia atuando pelo Fluminense, num Maracanã lotado no sábado de sol e de carnaval. Ele jogou tudo que sabia e marcou 3 gols na goleada de 4 a 1. Nelson Rodrigues, talvez o mais famoso torcedor tricolor, vibrou. É dele a frase a respeito do canhotinha: "Todo mundo tem uma distância de tiro. Rivellino, não. Nasceu com uma bomba santa e pode chutar de todas as distâncias. De perto, de longe, do meio da rua, tanto faz". Mais contundente e abrangente é o gênio da bola Diego Maradona: "Foi em Rivellino que me mirei para jogar. Até hoje, tenho em minha memória seu drible perfeito, seu passe preciso e seu chute indefensável".
No país do achincalhe
No país do achincalhe, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) evaporou a punição de sete dos 14 ex-diretores e gerentes do Banestado que foram condenados por remessa fraudulenta ao exterior de R$ 2,4 bilhões nos anos 90. A investigação começou nem 2003, um ano depois foi oferecida a denúncia e aí começou o lenga-lenga que teve este final surreal para ex-funcionários do banco estatal privatizado no ano 2000. Eles faziam parte de uma quadrilha onde alguns doleiros foram condenados mas, como que por encanto, os que enviaram o dinheiro sujo, fruto de roubo ou tráfico, jamais foram citados. O procurador federal Celso Três, que levantou a lebre e tentou ir fundo na questão, disse que o resultado era esperado e que a prescrição do crime, decretada pela Justiça, é caso único no mundo. No ano em que começaram a investigação, uma dona de casa foi presa em Paranaguá por ter roubado um salaminho num supermercado. Disse que fez isso para matar a fome de um filho. Ficou presa dois anos na delegacia, enquanto esperava a decisão da Justiça, essa mesma que é cega para os grandes bandidos da nação.
terça-feira, 23 de abril de 2013
O peso
Disse que sentia um peso no coração. Mais difícil de curar do que um coração sangrando, por exemplo, pois este cicatriza. Um peso era o próprio coração a pulsar e ser carregado lá dentro até o fim.
As obras da Copa
O Tribunal de Contas informa que as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo em Curitiba estão atrasadas e podem não ficar prontas a tempo. Bom trabalho, mas, pergunta-se: e o que vai acontecer? Nada. As obras não ficam prontas, os quatro jogos acontecem e depois as tais são finalizadas. Para os atleticanos, por exemplo, o importante é o estádio - e não por causa do torneio mundial. É para depois. Para sempre. Como as obras na cidade.
Bayern atropela o Barcelona
O Bayern de Munique enfiou 4 a 0 no Barcelona na primeira partida da semifinal da Copa dos Campeões. Agora, na partida de volta, a ser disputada na Espanha, vamos ver se o time espanhol pode ser comparado ao Santos de Pelé.
100%
Pesquisa revela que 82% dos brasileiros dizem que é fácil burlar as leis do país. Cem por cento fazem isso.
Igreja gay
Com a notícia de que no próximo sábado será inaugurada a sede paulista da primeira igreja gay do Brasil, a Cristã Contemporânea, que já tem seis templos no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais, espera-se para breve a criação da primeira igreja totalmente heterossexual, para abrigar homens e mulheres que resistem à onda.
Líder de si mesma
A vereadora Noêmia Rocha (PMDB) ganhou espaço na matéria de capa da revista CartaCapital sobre a "Bancada de Deus". É apresentada, em box destacado, como "única vereadora da oposição em Curitiba", apesar da bancada evangélica ter 11 vereadores. "A igreja espiritual não precisa da política para nada. Mas a instituição, sim".
Alô, alô
Os paranaenses estão satisfeitos com o nível de telefonia no Estado, informa a Anatel. Só se fizeram a pesquisa dentro das operadoras. O povo todo reclama das operadoras de celulares porque, ou não conseguem falar e ouvir, ou a ligação cai a toda hora.
UNE: pelegos pagos pelo governo
De Drauzio Varella na entrevista à revista Playboy:
- Sou de uma geração que tinha interesse pelo Brasil. Os sonhos eram grandes. Mantenho esse espírito de que você deve fazer um pouco pelo seu país. É preciso dividir o conhecimento. Veja os universitários de hoje. O que eles fazem além de pintar os calouros e pedir esmola em farol para beber? Qual é o movimento que se tem? Veja a UNE (União Nacional dos Estudantes). São um bando de pelegos pagos pelo governo para não encher o saco. A maioria dos universitários está perdida.
- Sou de uma geração que tinha interesse pelo Brasil. Os sonhos eram grandes. Mantenho esse espírito de que você deve fazer um pouco pelo seu país. É preciso dividir o conhecimento. Veja os universitários de hoje. O que eles fazem além de pintar os calouros e pedir esmola em farol para beber? Qual é o movimento que se tem? Veja a UNE (União Nacional dos Estudantes). São um bando de pelegos pagos pelo governo para não encher o saco. A maioria dos universitários está perdida.
O primeiro dos últimos
O estádio do Atlético Paranaense era para ser o primeiro a ficar pronto para a Copa do Mundo. Será um dos últimos. Um dia, quem sabe, ainda será contada toda a trama dos bastidores do atraso das obras e quem, afinal, ganhou com isso.
Bola da vez
Bola dava aula de que para a tropa de elite da PM mineira? Ele tinha sido expulso da corporação. Sua ficha é manchada de sangue. Mesmo assim, foi contratado. Tudo indica que fazia parte de grupos de extermínio. A crueldade relatada nos autos parece script de filme de horror. Tem um time de 12 advogados na sua defesa. Quem paga? Se for condenado, vai sofrer na penitenciária o pavor de suas vítimas antes da execução. Deve ser por isso que chora no tribunal.
Só na sabatina
Quem quiser assistir à sabatina com os candidatos à vaga de conselheiro no Tribunal de Contas poderá ir à Assembleia Legislativa. E só. Depois, a votação será secreta. Ou seja, vai vencer quem melhor conchavar nos bastidores e tiver o aval do excelentíssimo senhor governador Beto Richa. Por enquanto, os deputados Plauto Miró Guimarães e Fabio Camargo estão na disputa. O primeiro era o preferido há tempos. O segundo entrou de sola, para variar, e ganhou muito espaço, principalmente porque tem como cabo eleitoral o pai, Cleyton Camargo, desembargador presidente do Tribunal de Justiça.
Os Diários Secretos e os donos da verdade
A série de reportagens sobre os "Diários Secretos" da Assembleia Legislativa do Paraná é um marco na história do jornalismo do Paraná. Parece, no entanto, que só produziram resultado positivo no próprio alvo das investigações, pois uma boa limpeza e mudanças de atitude aconteceram no Legislativo, algo impensável até então. O esforço e competência da jovem equipe da Gazeta do Povo e da RPC não abriram caminho para um jornalismo atuante, investigativo, contundente. Rendeu, sim, uma empáfia dos veículos onde foi divulgada a série, empáfia que contaminou alguns profissionais, que resultou em atitudes do tipo "me sigam, nós sabemos a verdade", algo como o que se prega em algumas igrejas diante de fiéis abduzidos.
Queria tanto...
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho
eu queria tanto
ser poeta maldito
a massa sofrendo
enquanto eu profundo medito
eu queria tanto
ser poeta social
rosto queimado
pelo hálito das multidões
em vez
olha eu aqui
pondo sal
nesta sopa rala
que mal vai dar para dois
eu queria tanto
ser poeta maldito
a massa sofrendo
enquanto eu profundo medito
eu queria tanto
ser poeta social
rosto queimado
pelo hálito das multidões
em vez
olha eu aqui
pondo sal
nesta sopa rala
que mal vai dar para dois
Novo jogo
O Ministério Público Federal ameaça ir à Justiça pela criação dos quatro novos Tribunais Regionais Federais, aprovada na Câmara dos Deputados, mas empacada no Senado. Só há dois probleminhas nisso: o Governo Federal e o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que são contra e apresentam como principal argumento o custo. É possível que nesse embate esteja em jogo a MP que tira o poder de investigação dos procuradores. A pressão por uma coisa pode enterrar a pretensão de outra. Traduzindo: tudo ficaria como antes.
Pijama
Hermas Brandão se aposenta do Tribunal de Contas no final deste mês. Não se sabe se vai colocar pijama e pantufa, mas desde que quis colocar o PSDB como aliado de Roberto Requião, sumiu da parte visível do mapa político, que é o que conta.
Vip
A Fifa começou a vender os ingressos vip para os jogos do Brasil na Copa do Mundo do 2014. Custam até R$ 9 mil. Se o time continuar jogando a bola apresentada até agora, será como ir a um restaurante de magnatas, pagar uma fortuna antes e depois engolir um tanto de comida estragada.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
A descoberta
Os cicloativistas têm razão em protestar e encher o saco de quem não concorda com eles na causa revolucionária. É que eles descobriram duas rodas!
Mala
O defensor da bicicleta no artigo abaixo não é chato. Errou na autoavaliação. É mala. Mas será perdoado e aceito se passar a defender a causa do monociclo.
A resposta do chato
O advogado e ambientalista Aristides Athayde publicou artigo no jornal Gazeta do Povo rebatendo o texto do jornalista Marcio Renato dos Santos sobre os cicloativistas. Ele, que é integrante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, se diz um chato por defender a causa dos que utilizam a utilização da bicicleta e tudo mais que envolve tal ato. O texto:
Dúvida
Se um pai de santo convidar um político para uma visita ao terreiro em dias de trabalho, ele vai?
Na marcha
Beto Richa anunciou que vai participar da Marcha para Jesus, que acontece no dia 18 de maio em Curitiba. O evento é organizado pelas igrejas evangélicas, está na 20ª edição e cada vez mais tem a participação de políticos, principalmente em anos eleitorais. O tema deste ano será "Paz nas famílias, paz nas ruas através de Jesus".
Carro pouco inteligente
Faltou inteligência ao carro que anda sozinho e derrubou Ana Maria Braga hoje, ao vivo, em transmissão para todo o Brasil pela Globo. Faria muito melhor se colocasse ela para dentro, trancasse as portas e fosse dar umas duzentas voltas ao mundo.
Monociclo contra os gargalos!
O monociclo é a saída para o curitibano pulverizar os tais gargalos no trânsito. Os militantes da bicicleta deveriam ser os primeiros a se convencer disso. Duas rodas ligadas por um quadro ocupam o lugar de vários monociclos. E pilotar um veículo desse é mais gracioso e emocionante, além de totalmente ecológico. Até o prefeito deveria encampar essa ideia. Daria muito mais ibope do que conseguiu até agora.
Rotina
Um tiroteio em Seatle teve um saldo de cinco mortos. Virou manchete mundial. No Brasil isso acontece com tanta frequência, principalmente na periferia das grandes cidades, que tem gente que nem sai da mesa durante o jantar para ir ver o que está acontecendo na esquina de casa.
Exigência
Na viagem ao interior o assessor de poderoso foi a uma filial da famosa "Casa de Pedra", onde as meninas ganham a vida sem precisar rodar bolsinha. A primeira que apareceu pediu logo para ele pagar uma dose. "Mas já?", se assustou o cliente. "Não que eu queira", disse a moça. "É que a casa exege", completou.
Trincheira na barreira
Morador de São José dos Pinhais
alerta:
Nossa autoridades estão aproveitando a farra do dinheiro
público para a realização da COPA e continuam inventando obras ilógicas. Depois
do viaduto estaiado criado para ser o novo cartão postal de Curitiba agora é a
Prefeitura de São José dos Pinhais inventando uma trincheira que vai parar numa
barreira de construções que precisarão ser demolidas. A insistência em
construir essa travessia pela rua Arapongas e não pela rua Almirante
Alexandrino é o grande mistério que a população e o Ministério Público precisam
investigar. Os inventores que nada entendem de engenharia de tráfego ignoram a
opção técnica natural da trincheira pela rua Almirante Alexandrino, e que não
conseguem apresentar um estudo de viabilidade que convença, precisam ser
responsabilizado por mais esse desperdício de dinheiro público.
Manobras nos descaídos
Os bancos descaídos do Batel encontraram o público perfeito: os skatistas do bairro estão fazendo a festa com manobras radicais em cima da coisa.
Cobra
No boteco, deprimido, ele filosofou: "Estou me sentindo como cobra de laboratório, mas fora do vidro de formol".
Tratos à bola
Depois da cacetada de ontem, agora só falta a diretoria do Coritiba imitar a do Atlético Paranaense e proibir que os jogadores falem com os repórteres, como se estes tivessem alguma influência no tratamento que se dá à bola em dia de jogo.
Beco com saída
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
Achar
a porta que esqueceram de fechar.
O beco com saída.
A porta sem chave.
A vida.
Achar
a porta que esqueceram de fechar.
O beco com saída.
A porta sem chave.
A vida.
No reino do Tribunal de Contas
Os deputados estaduais Plauto Miró e Fabio Camargo disputam a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná que será aberta com a aposentadoria compulsória de Hermas Brandão, ex-deputado estadual. A Corte, como se sabe, é um feudo de políticos. Atualmente, por exemplo, dos atuais sete "reis", a maioria (quatro) saiu do plenário da Assembleia Legislativa. Até o ano passado era certa a eleição de Miró. Era. Camargo entrou na disputa e, por coincidência, a ascensão de seu pai, o desembargador Kleiton Camargo, à presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, reforçou muito a candidatura. Sem falar que ele é genro de Rafael Iatauro, que foi todo-poderoso no TC durante quase 40 anos, raposa política, continua sabendo o caminho das pedras dos bastidores da política, ele que também foi deputado estadual. Tri
Safari no Passeio
O grande jornal fez uma matéria de moda estilo safari no Passeio Público de Curitiba. Tiveram que dopar os animais que ali restam, por causa do pânico.
Fala doutor!
De Drauzio Varella, em entrevista à revista Playboy
- O poder religioso no Brasil é o da Igreja Católica. Ela controla os centros de decisão. Essa é que é a atitude criminosa.
- Uma senhora me parou na rua é falou: "O senhor faz tantas coisas boas... Como pode ser ateu? Fiquei tão decepcionada!" Minha vontade era dizer: "A senhora é religiosa? Poxa, que decepção!"
- O Brasil devia se envergonhar de se gabar de estar entre as maiores economias do mundo enquanto ocupa a 85ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano. A gente vai levando para a frente essa contradição absurda, né? Nós temos um sistema em que você paga impostos muito altos para uma qualidade de serviço péssima. Existe um problema de gestão. Temos um Estado gigantesco, 39 ministérios, uma classe política com pouca gente séria...
- Essa coisa de que "pusemos tantos milhões na classe média"... Pô, essa classe média de que tanto se fala leva uma vida desgraçada!
- O poder religioso no Brasil é o da Igreja Católica. Ela controla os centros de decisão. Essa é que é a atitude criminosa.
- Uma senhora me parou na rua é falou: "O senhor faz tantas coisas boas... Como pode ser ateu? Fiquei tão decepcionada!" Minha vontade era dizer: "A senhora é religiosa? Poxa, que decepção!"
- O Brasil devia se envergonhar de se gabar de estar entre as maiores economias do mundo enquanto ocupa a 85ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano. A gente vai levando para a frente essa contradição absurda, né? Nós temos um sistema em que você paga impostos muito altos para uma qualidade de serviço péssima. Existe um problema de gestão. Temos um Estado gigantesco, 39 ministérios, uma classe política com pouca gente séria...
- Essa coisa de que "pusemos tantos milhões na classe média"... Pô, essa classe média de que tanto se fala leva uma vida desgraçada!
- Defendo a internação compulsória dos usuários de crack que correm risco de morte. O sujeito chega a um ponto extremos de debilidade física e não tem mais condições de reagir. Nem tem condição psicológica de saber o que é bom para ele. Esses meninos de rua, esqueléticos, pegam pneumonia e morrem. Aí vem o pessoal dos direitos humanos: "E a liberdade individual? Isso é como a volta aos manicômios". Não é disso que se trata. Tem uma presa que eu conheço que deu à luz na rua, aos 15 anos, fumando crack. Estava tão louca que não sabia que aquilo era um parto. O crack é mais forte que o instinto de maternidade.
domingo, 21 de abril de 2013
No ônibus
Entrou no ônibus vazio no início da noite de um domingo qualquer. Sentou no último banco e foi engolido pela solidão que trafegou pela pela cidade grande.
Sem classificação
Se o time B do Atlético venceu por 3 a 1 o A do Coritiba e pode ir à final com o mesmo Coxa e levar a taça, isso prova que este Campeonato Paranaense é triste, patético e desqualificado.
Retrato
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
retrato de lado
retrato de frente
de mim me faça
ficar diferente
retrato de lado
retrato de frente
de mim me faça
ficar diferente
Vinada com tudo
Merece um prêmio quem deu o nome de "Vinada Cultural" à festa que acontece no próximo sábado no Passeio Público de Curitiba, onde a principal atração será a reunião de várias barraquinhas e carrinhos de cachorro-quente da cidade.
Setas
O maior problema do trânsito de Curitiba são os motoristas. Acham que sinalizar com as setas se vão entrar à direita ou esquerda dá choque na mão.
Problemas com a marquesa
Rosemary Noronha é capa da revista Veja. Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, mandou abrir processo administrativo contra a ex-secretária do escritório da presidência em São Paulo. Um relatório de 120 páginas feito pelo Planalto mostra que ela agia e se comportava como a segunda dama do governo Lula. Depois que o escândalo explodiu, Rosemary trocou os advogados indicados pelo PT e agora está com causídicos que já trabalharam para o PSDB porque foi jogada no purgatório. O ex-presidente, que a colocou lá e a levava pra cima e pra baixo em viagens internacionais, principalmente quando sua mulher, Marisa, estava ausente, até agora não falou nada a respeito do assunto. Rosemary já foi chamada até de Domitíla de Castro, a Marquesa de Santos, nos bastidores de Brasília.
Revolução dos bichos
Curitiba tem mais pet shops do que padarias, informa o jornal da cidade. Em breve teremos a revolta dos guapecas sarnentos contra os cãozinhos burgueses.
O número 2
Rubens Barrichello estreia como comentarista de F-1 da Rede Globo. Sim, será o número 2, depois Reginaldo Leme.
sábado, 20 de abril de 2013
Esqueçam a crônica esportiva
De Xico Sá
A crônica esportiva não acredita mais no homem e no luxo da coragem. Faz as quatro operações e noves fora a dramaturgia do jogo. Uma crônica de robôs. Depois, só resta à crônica relatar a "surpresa".
A crônica se liga na obediência tática e esquece que basta uma rusga no lar doce lar para mudar uma partida. A crônica quer "planilhar" a existência, como se boleiro não fosse gente. Esqueçamos a crônica.
Na água salobra
Na lagoa de água salobra, o sol refletiu na margem onde havia um arbusto seco. Pensou num índio com espelho na mão. Submergiu até o fundo e a sola do pé direito encontrou a ponta de um osso. Foi o que pensou enquanto subia e saía da água em braçadas estapafúrdias. A garrafa estava no mesmo lugar. Tomou mais um gole e deitou sob o sol inclemente na paisagem árida. Guardou para sempre a ideia de que teve uma experiência sensorial.
B contra A
Amanhã tem Atletiba. Se o time B do Atlético vencer o A do Coritiba e, depois, faturar o Campeonato Parananense, será o definitivo enterro desta competição que só tem emoção nas propagandas e transmissões da RPC, que paga para isso e tem de dourar essa coisa que já morreu faz tempo.
Sem blindagem
Mandaram bala no carro da filha de Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo. O carro era blindado e ela saiu ilesa. Afif Domingos, então, disse que a violência é epidêmica. São Paulo e o Brasil inteiro sabem disso. Só que ninguém é blindado e se a bala chegar, fura, entra e mata.
O ovo
Na implosão da criação dos novos Tribunais Regionais Federais, incluindo o do Paraná, que será feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a pedido do presidente do STF e do Planalto, por causa dos gastos que decorreriam da medida, será interessante acompanhar a reação dos parlamentares do partido de Dilma Rousseff (e os da base de apoio do governo) que também fizeram festa e comemoraram como ninguém o ovo que não saiu da galinha. O que mais festejou foi André Vargas, petista vice-presidente da Câmara.
Toalha limpa e mente tranquila
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
sobre a mesa vazia
abro a toalha limpa
a mente tranquila
palavra mais linda
aqui se acaba
a noite mais braba
a que não queria
virar puro dia
somos um outro
um deus, enfim,
está conosco
sobre a mesa vazia
abro a toalha limpa
a mente tranquila
palavra mais linda
aqui se acaba
a noite mais braba
a que não queria
virar puro dia
somos um outro
um deus, enfim,
está conosco
Massacre
A propósito do julgamento do chamado "Massacre do Carandiru", onde 111 presos foram mortos na invasão da polícia durante uma rebelião no presídio em São Paulo, quem foi e é favorável à ação da PM e discorda do espaço dado pela imprensa ao episódio diz que ninguém fala nada sobre os 229 policiais mortos por bandidos só em 2012.
Achado
O jornal informa que Ernesto Nazareth foi uma perda fundamental da música popular brasileira. Para os que gostam da nossa cultura, é exatamente o contrário.
Panela
Agora só falta um fabricante de panelas de pressão produzir anúncio dizendo que se a marca fosse a dele, não explodia.
O fim da pobreza
Nicolás Maduro tomou posse e prometeu acabar com a pobreza na Venezuela. Com a falta de alimentos que acontece naquele país há muito tempo, e a impossibilidade de o povo se alimentar com petróleo, a promessa deverá ser cumprida em breve.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Feridas
O psiquiatra disse que não conseguia enxergar a principal ferida dele. Na sessão seguinte deu de presente para o doutor um pote de cristal cheio de cascas secas retiradas do corpo durante a vida toda.
Foi o Zé?
Resumo do julgamento do mensalão pelo STF: Zé Dirceu foi o mentor de tudo. Isso até o Mané das Couves sabia antes mesmo de o espetáculo do julgamento começar.
Angelina
Acharam um rolo de filme com fotos de um ensaio com Angelina Jolie quando ela tinha 16 anos. Naquela época a mocinha já exibia uma beleza eterna.
Corruptores, corrompidos e adjacências
O deputado federal João Arruda, do PMDB do Paraná, disse em entrevista à revista CartaCapital que "para combater a corrupção, precisa combater o corruptor". Exemplificou citando as empresas que separam verbas no orçamento para tal finalidade. Muito bem. Mas no entorno de corruptores e corrompidos também existe a Justiça e a Polícia, vai sobrar quem para contar a história?
Jacaré na propaganda
Um dos dois jacarés capturados no Parque Barigui pode ser solto no Pantanal, enquanto o outro fica preso no zoológico de Curitiba. O que vai para a vida selvagem levará prospectos sobre a capital paranaense para distribuir aos turistas. Propaganda de primeiro mundo.
Caçada Humana
Ficha técnica:
Direção: Arthur Penn
Elenco: Marlon Brando, Jane Fonda, Robert Redford, Angie Dickinson, Robert Duvall
Ano: 1966
Disponível em vídeo
Direção: Arthur Penn
Elenco: Marlon Brando, Jane Fonda, Robert Redford, Angie Dickinson, Robert Duvall
Ano: 1966
Disponível em vídeo
Meio ambiente sem ambiente
O Paraná era coberto de florestas até meados do século passado. Depois pelaram tudo e hoje os nativos batem no peito de orgulho pelo estado ser um dos maiores produtores de grãos do país. Por isso é estranho ler algo como "Meio ambiente decide sobre rumo da greve hoje" no título de um informe distribuído pelo sindicato dos funcionários da secretaria estadual da área. Se o meio ambiente tivesse entrado em greve há cinquenta anos e reagido contra quem o devastou a fogo, machado, motosserra e trator, no mínimo teríamos paisagens bem mais interessantes que a monotonia visual das plantações que enriquecem meia dúzia.
No pasto do jornalismo
No pasto do jornalismo paranaense, muitos são movidos a ração. Se ela é cortada pelos donos, dão coices enfurecidos. Se o cocho é abastecido, cantam a conhecida música da adulação.
merda e ouro
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
Merda é veneno.
No entanto, não há nada
que seja mais bonito
que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare
à bosta da pessoa amada.
Merda é veneno.
No entanto, não há nada
que seja mais bonito
que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare
à bosta da pessoa amada.
Pró-corrupção
Por que os movimentos contra a corrupção não dão certo? Por que a maioria espera um que ensine como entrar na roubalheira generalizada, aquela que não dá cadeia a ninguém.
Monociclo já!
Bicicleta já era! Os cicloativistas precisam entender que o futuro está no monociclo.
Abracem esta causa nobre. A cidade vai ficar mais bonita. De uma hora para outra vocês vão deixar de ser chatos para se transformar em artistas do pedal. Em dia de chuva, por exemplo, poderão utilizar guarda-chuvas coloridos. E não precisam fazer campanha, movimentos, gritaria, nada. Em silêncio serão reconhecidos e, com certeza, ganharão espaço na mídia nacional e mundial. Imaginem: Curitiba, a cidade do monociclo. E, depois, tem outra: qualquer Zé Mané tem bicicleta. E vocês fazem parte da elite pensante, ou pelo menos acham que. E então?
Abracem esta causa nobre. A cidade vai ficar mais bonita. De uma hora para outra vocês vão deixar de ser chatos para se transformar em artistas do pedal. Em dia de chuva, por exemplo, poderão utilizar guarda-chuvas coloridos. E não precisam fazer campanha, movimentos, gritaria, nada. Em silêncio serão reconhecidos e, com certeza, ganharão espaço na mídia nacional e mundial. Imaginem: Curitiba, a cidade do monociclo. E, depois, tem outra: qualquer Zé Mané tem bicicleta. E vocês fazem parte da elite pensante, ou pelo menos acham que. E então?
Sentados no selim
Por ter publicado o artigo abaixo, Marcio Renato dos Santos está sendo espancado nas chamadas redes sociais pelos que se sentiram ofendidos. Os da bicicleta assinaram o recibo de chatos, vestiram a carapuça, confirmaram que foram lancetados na ferida que não tinham capacidade de enxergar e reforçaram o que o autor escreveu: são autoritários e extremistas do tipo que ainda usam o slogan de lutar contra o sistema, como se sentar num selim e sair gritando no megafone fosse mudar o mundo.
Chatos sobre duas rodas
Marcio Renato dos Santos
Quem é o sujeito mais chato da cidade? Não sei, mas tenho a impressão de que é o Poeta Sem Poesia e Sem Obra. Esqueci o nome, alguém sabe? Toda vez que um livro é publicado, o sujeito entra nas redes sociais e, sem ler a obra, tenta desconstruir o autor. Não, o Poeta Sem Poesia e Sem Obra é o ser mais invejoso da capital do Paraná.
Talvez a chatice se revele plenamente na Banda da Internet, a que lançou a canção de uma frase só, e depois sumiu. Esqueci o nome do projeto, chato, muito chato.
O sujeito mais chato da cidade são vários. É uma legiãoi. São os chamados cicloativistas.
Eles são chatos por serem equivocados. Em primeiro lugar, pelo óbvio ululante. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informa que tem chuva a cada dois dias em Curitiba. Como o sujeito que pedala poderá se deslocar? Vai chegar encharcado e sujo aos compromissos?
Além da onipresente chuva, há uma outra questão. Vamos supor que o cicloativista more no Sítio Cercado e trabalhe noi Centro. Vai sair de casa e suar 17 quilômetros antes de bater o cartão?
O cicloativismo é farsa. É fraude, sobretudo, porque quem se diz cicloativista mora perto. De tudo. São pessoas que podem caminhar, poucos passos, até o trabalho, a escola, o bar e o evento. Mas não.
Cicloativismo é proposta de uma minoria mimada e chata que, a exemplo de um candidato a ditador lationamaericano, engrossa a voz para - autoritariamente - enunciar ordens e equívocos.
O que caracteriza o cicloativista, além da chatice, é - de fato - o autoritarismo. Qualquer pedestre sabe que nas calçadas e, pior, nas ciclovias, cada passo é uma África. Os sujeitos que circulam sobre duas rodas, com capacete e ideologia, são tão agressivos como os motoristas. descontrolados. Querem se impor e, em ação afirmativa, quase atropelam - diariamente - bípedes com polegar opositor que apenas caminham.
Quem é o sujeito mais chato da cidade? Não sei, mas tenho a impressão de que é o Poeta Sem Poesia e Sem Obra. Esqueci o nome, alguém sabe? Toda vez que um livro é publicado, o sujeito entra nas redes sociais e, sem ler a obra, tenta desconstruir o autor. Não, o Poeta Sem Poesia e Sem Obra é o ser mais invejoso da capital do Paraná.
Talvez a chatice se revele plenamente na Banda da Internet, a que lançou a canção de uma frase só, e depois sumiu. Esqueci o nome do projeto, chato, muito chato.
O sujeito mais chato da cidade são vários. É uma legiãoi. São os chamados cicloativistas.
Eles são chatos por serem equivocados. Em primeiro lugar, pelo óbvio ululante. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informa que tem chuva a cada dois dias em Curitiba. Como o sujeito que pedala poderá se deslocar? Vai chegar encharcado e sujo aos compromissos?
Além da onipresente chuva, há uma outra questão. Vamos supor que o cicloativista more no Sítio Cercado e trabalhe noi Centro. Vai sair de casa e suar 17 quilômetros antes de bater o cartão?
O cicloativismo é farsa. É fraude, sobretudo, porque quem se diz cicloativista mora perto. De tudo. São pessoas que podem caminhar, poucos passos, até o trabalho, a escola, o bar e o evento. Mas não.
Cicloativismo é proposta de uma minoria mimada e chata que, a exemplo de um candidato a ditador lationamaericano, engrossa a voz para - autoritariamente - enunciar ordens e equívocos.
O que caracteriza o cicloativista, além da chatice, é - de fato - o autoritarismo. Qualquer pedestre sabe que nas calçadas e, pior, nas ciclovias, cada passo é uma África. Os sujeitos que circulam sobre duas rodas, com capacete e ideologia, são tão agressivos como os motoristas. descontrolados. Querem se impor e, em ação afirmativa, quase atropelam - diariamente - bípedes com polegar opositor que apenas caminham.
Dez vezes mais
As forças policiais dos EUA mataram de madrugada um dos suspeitos do atentado que vitimou três pessoas e feriu mais de cem na maratona de Boston, ação que, de alguma forma, é a resposta imediata à comoção mundial pela barbárie das bombas. Nessa hora, contudo, também vale a pergunta feita ontem em artigo da Folha de São Paulo pela jornalista Eliane Cantanhede sobre os 29 moradores de rua e mais um viciado que foram mortos em Goiânia a tiros, facadas e pancadas, "como se fosse a coisa mais normal do mundo": "Quem está em choque com a morte de 30 infelizes sem amor-próprio e sem a proteção do Estado brasileiro?"
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Argola e corrente
Uma argola enferrujada no pescoço e uma corrente esticada até onde a vista alcança. Não há ninguém na outra ponta, apenas o horizonte claro, escuro, nebuloso, radiante. Às vezes há um aperto até o ar faltar. Às vezes um movimento brusco nos joga na terra. Às vezes há um puxão o voo é longo e a brisa traz cheiro de mar e mato. Mas a argola nos prende à corrente. Um dia, quem sabe, se ela sumir, se encontre o que há na outra ponta da corrente. Pode ser deus.
Canhão
O Paraguai quer de volta um canhão que as tropas brasileiras trouxeram como troféu da guerra contra aquele país. O nome da peça é "Cristão", que está no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O Brasil poderia mandar para lá o pastor Marco Feliciano, que está causando um problema e tanto no Congresso. Para arrematar, ele deveria ser entregue pela presidente da Petrobras, para manter o espírito da coisa.
É bom
Depois da vitória de ontem sobre o Brasil de Pelotas por 2 a 0, resultado que classificou o Atlético Paranaense para a próxima fase da Copa Brasil, confirmou-se que, se é Paulo Baier, é bom. Pena que o jogador, que fez um gol e deu o passe para o outro, só possa falar com comentarista da TV oficial do clube ou para quem paga, por imposição dos cartolas do clube.
Barbosa e Atala
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, e o chef Alex Atala, entraram para a lista das cem pessoas mais influentes do mundo de 2013 da revista Time. Juntaram o que faz a comida com o que pega, mata e come.
Esquerda e direita
Em Curitiba, os militantes de esquerda concorrem em número com os torcedores do time de futebol J.Malucelli, ex-Corinthians Paranaense e ex-Malutron. Os de direita não são chegados numa manifestação, mas se saíssem às ruas, fariam inveja em número à multidão que foi ver o Papa Polaco no Centro Cívico. Não fazem isso por que têm vergonha de se expor. Os de esquerda não têm vergonha. E adoram invadir, qualquer coisa, mesmo sem saber qual é a causa.
Incorreto
Todo apoio aos politicamente incorretos. Porque os politicamente corretos estão no poder, apoiados pelos da mesma laia.
Vargas Llosa e as cavernas
O escritor Mario Vargas Llosa disse ontem em São Paulo que "a mesma cultura que nos tirou das grutas e nos levou às estrelas pode, desprovida de fogo, de vigor, nos fazer retroceder às cavernas". Citou o exemplo de uma visita que fez à Bienal de Veneza há dez anos, quando teve a sensação de que estavam tirando sarro da cara dele. E olha que o peruano ganhador do Nobel de Literatura não viu o anãozinho Marquinhos no programa do Gugu e a comilança de sushi em cima do corpo de uma modelo no programa do Faustão.
No chão
O vereador Luis Felipe Braga Cortes foi ao chão ontem durante uma audiência pública promovida pela prefeitura de Curitiba no bairro Cajuru. A cadeira de plástico onde estava sentado literalmente abriu as pernas. Na hora disseram que era a vingança do também vereador Professor Galdino. Tempos atrás este acusou Braga Cortes de o derrubar no plenário da Câmara quando disputavam a primazia de ocupar o microfone.
Sem cio
A cadela nasceu e se criou naquela casa. Era tratada como rainha. Tinha poltrona na sala, dormia no quarto do dono, só não se alimentava à mesa porque houve um movimento contra dos outros moradores. Mas comia na mão do dono durante o almoço e jantar. Nunca, porém, cruzou para ter filhotes. Por isso, nos períodos do cio, enlouquecia e destruía o que pudesse. O dono um dia foi passear a pé e encontrou um cachorro parecido. Pegou um cartão com o telefone da pessoa que levava o macho. Chegou em casa e disse que estava pensando em, finalmente, promover a lua de mel. Foi então que lhe disseram que não adiantava mais, pois a cadela há muito tinha entrado na menopausa e o máximo de prazer dela era lamber a tampa do Danete.
Reta final
A preparação da seleção brasileira para a Copa das Conferações e Copa do Mundo entrou na reta final. Ontem, por exemplo, o ator que faz o personagem Quico, do seriado "Chavés", visitou Neymar no CT do Santos. Os dois dançaram juntos.
Selic na feira
O Banco Central elevou a Selic pela primeira vez desde meados de 2011. Na feira-livre do subúrbio duas donas de casa de encontram e comentam a respeito. Elas concordam que nunca viram tal produto em banca. E ficam aliviadas porque já basta o aumento estratosférico do tomate nos últimos dias.
O TRF e a galinha
E se a criação do Tribunal Regional Federal for engavetada no Senado, como vai ficar a cara daqueles que fizeram uma festa danada e se engalfinharam para assumir a paternidade da coisa? Tem aquela história do ovo na galinha para ilustrar a situação.
A panela e a sopa
Lá nos Estados Unidos os ensandecidos explodiram panelas de pressão para matar inocentes em Boston. Aqui no Brasil a grande maioria está dentro da panela de pressão, cujo fogo é controlado à distância pelos que se acham escolhidos e tentam evitar a explosão que acabaria com a sopa.
Di menor
Todos agora discutem a redução ou não da redução da maioridade penal. O sistema prisional brasileiro está falido, o Judiciário é um elefante que anda na velocidade de tartaruga, o aparelho policial é carcomido e o cidadão, que paga tudo isso, quando lhe encostarem o trezoitão na testa, ainda vai ter de pensar: "Será que é di menor?"
Anistia para espertos
Os deputados estaduais do Paraná anistiaram as dívidas do IPVA anteriores a 2007. Os devedores mais recentes vão esperar sentados e dirigindo seus veículos para que a dose se repita. Os que pagam corretamente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores se sentem cada vez mais idiotas.
CPI e novela
A CPI do Tráfico de Pessoas chega hoje à Assembleia Legislativa do Paraná sob o comando do deputado federal e delegado Fernando Francischini, que é vice-presidente da comissão. Salve Jorge!
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Em Curitiba, 18h
Céu cinza, rosa e, lá no horizonte da Cidade Industrial, dourado. Vento frio pela janela. Luz quente nos abajures. Há tristeza na paisagem de dentro e de fora. A tela branca e fria é um refúgio de letras. Nos discos dentro das caixas, e acomodados na estante, o coro dos ais. Curitiba. Dezoito horas. Ave Maria.
No Procon
A coordenadora do Procon de Cianorte foi presa sob acusação de repassar dinheiro falso. Ela disse que retirou o dinheiro de uma agência bancária. Reclamou ao Procon, ou seja, ela mesmo. Como a conversa não teve resultado, passou o dinheiro pra frente para não perder tempo.
Jogos
O X-Games começam amanhã em Foz do Iguaçu. Para a maioria dos paranaenses, o jogo da vida continua difícil e perigoso.
Sem tribunal
Em Brasília tem-se como certa a implosão da criação dos novos Tribunais Regionais Federais. Renan Calheiros, presidente do Senado, teria abraçado a tese do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, de que o custo seria elevado demais e o resultado de menos. Renan engavetaria a PEC amparado juridicamente na seguinte constatação: não há obrigação constitucional ou regimental que dê prazo para ele promulgá-la. Estas informações foram publicadas pelo jornalista Leandro Mazzini no jornal O Sul.
Veneno
Mandaram uma carta com veneno para o Obama. Foi interceptada. No Brasil, em passado não muito distantes, dois ex-presidentes adoravam receber "veneno" engarrafado em forma de caninha, cachaça, água que passarinho não bebe, mardita, etc.
TAM, TAM, TAM, TCHUM
A TAM estava vendendo passagens com diferença de até 400% entre os sites em português e inglês. Claro que o passageiro brasileiro paga mais, para deixar de ser burro. Um vôo entre São Paulo e Brasília custava R$ 1,3 mil para os da terrinha e R$ 350 para quem comprasse em inglês. Os internautas espalharam a denúncia e denúncia foi feita no Ministério da Justiça.
Quem deu a ordem?
Massacre em Eldorado dos Carajás. Lamentam-se as mortes. Critica-se, com razão, o despreparo dos policiais que abriram fogo contra os sem-terra. As armas deveriam estar municiadas com balas de borracha e, em caso contrário, os tiros poderiam ser dados para o alto. Mas até hoje ninguém perguntou ou se sabe quem deu a ordem para que os sem-terra investissem na direção da tropa, com foices e outras armas em punho dando a entender que queriam fazer a pele destes. O que teria acontecido se ficassem parados, apenas bloqueando a estrada na tentativa de uma negociação pacífica?
Fuga da ponte
A construção da nova ponte entre o Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu vai demorar. Segundo o jornalista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense, a concorrência fracassou porque os investidores fugiram devido as exigências para a obra.
Energia paraguaia
Os candidatos à presidência no Paraguai dizem que querem utilizar mais a energia de Itaipu. Como se sabe, dos 50% a que o país vizinho tem direito, 45% são comprados pelos brasileiros. Itaipu é responsável por 17% de toda energia consumida no Brasil. Se houver briga por causa disso, o governo brasileiro pode retaliar proibindo a entrada de sacoleiros em Cidade de Leste.
Toninho Vaz pede a cabeça de Rogério Pereira
Do jornalista e escritor Toninho Vaz (publicado no blog Solda Cáustico)
Só agora recebi pelo Correio o exemplar impresso do jornal Rascunho com a resenha que o Domingos Pelegrini corretamente classificou como um ato nazista. Sim, pois pude ver que a capa do jornal, aberta, era uma enorme caricatura doPaulo, o que determina também o tamanho do oportunismo do editor. Nem vou falar novamente do texto do tal “crítico”, pois muito já se falou e o cara apenas ficou ridículo. Chega de publicidade. Agora, cá entre nós, Almir Feijo, Ricardo Corona, Reinoldo Atem, Jaime Lechinski, Leila Pugnaloni, Domingos Pellegrini, meus amigos curitibanos de modo geral, este sujeito acumular o cargo de Diretor da Biblioteca do Paraná é quase como colocar o pastor Feliciano para administrar aquilo que ele mais odeia. No caso do diretor, a cultura do Paraná (excluindo, é claro, os amiguinhos dele). Cabe muito bem um abaixo assinado para o Governador, pedido para que ele continue sendo apenas o editor do jornal, cuidar da cultura paranaense, jamais.
Só agora recebi pelo Correio o exemplar impresso do jornal Rascunho com a resenha que o Domingos Pelegrini corretamente classificou como um ato nazista. Sim, pois pude ver que a capa do jornal, aberta, era uma enorme caricatura doPaulo, o que determina também o tamanho do oportunismo do editor. Nem vou falar novamente do texto do tal “crítico”, pois muito já se falou e o cara apenas ficou ridículo. Chega de publicidade. Agora, cá entre nós, Almir Feijo, Ricardo Corona, Reinoldo Atem, Jaime Lechinski, Leila Pugnaloni, Domingos Pellegrini, meus amigos curitibanos de modo geral, este sujeito acumular o cargo de Diretor da Biblioteca do Paraná é quase como colocar o pastor Feliciano para administrar aquilo que ele mais odeia. No caso do diretor, a cultura do Paraná (excluindo, é claro, os amiguinhos dele). Cabe muito bem um abaixo assinado para o Governador, pedido para que ele continue sendo apenas o editor do jornal, cuidar da cultura paranaense, jamais.
Qual calendário?
Faltou perguntar ao prefeito Gustavo Fruet qual o calendário que ele usou para pedir 100 dias de tempo para olhar o que o Luciano Ducci deixou de herança e estudar o que vai fazer na sua administração. Pode ser que seja o dos polos, onde o ano tem seis meses de dia e seis de noite.
Mais um pouco
Todo homem público que matraqueia a transparência deveria se esforçar um pouco mais e desaparecer para sempre.
Casa, campanha
Pela propaganda que entrou no intervalo do Fantástico e também na novela Salve Jorge, em filme bem produzido e longo, o governador Beto Richa inaugurou um novo programa habitacional no Paraná. É o "Sua casa, minha reeleição".
Tudo aqui é
E aquele projeto do governo Beto Richa chamado "Tudo Aqui"? Foi para a Assembleia, a oposição chiou, o governador retirou, o secretário Taniguchi deu explicações, mas não do jeito que os que são contra queriam. Aí a pendenga foi parar na Justiça, que disse isso não é comigo. Parece novela da Glória Magadan num roteiro que vale R$ 3 bilhões. Por tudo isso, antes que a licitação seja deflagrada, deveriam mudar o nome para "Tudo Aqui é Bagunça"
PPP
Parceria Público-Privada é uma boa ideia. Mas num país onde a corrupção é a regra, parece uma saída para se dividir entre os empreiteiros e o poder público o resultado do roubo, com a vantagem que, mal e porcamente, as obras são realizadas.
O sinalizador
A defesa dos corintianos que estão presos na Bolívia agora afirma que o sinalizador que matou um adolescente não partiu da torcida brasileira. Ou seja, a nova estratégia atropela aquela onde foi apresentado um menor de idade no Brasil que afirmou ter sido ele o autor do disparo. Nessa salada fica evidente também o quanto o governo brasileiro está fazendo para resolver o caso dos encarcerados. Nada. Isso porque Evo Morales, o presidente boliviano, é companheiro, amigo, irmão camarada.
O risco do pé na bunda
O time principal do Atlético Paranaense joga hoje diante da torcida depois de uma espera de quase 150 dias. O adversário é o Brasil de Pelotas. Se der zebra e o time não passar à próxima fase da Copa do Brasil (precisa só de um empate), a estratégia de marketing da diretoria, que, entre outras coisas, só permite entrevistas com os jogadores para quem está pagando para transmitir os jogos, explode. Frustrar expectativa é como levar pé na bunda inesperado no emprego ou no relacionamento.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Viagem
Nos anos 60 estudantes de universidades norte-americanas pensavam em despejar uma quantidade considerável de LSD nos reservatórios de água de algumas cidades para que o povo careta viajasse sem meio de transporte normal. Hoje, com o distanciamento histórico, tem-se a certeza de que a viagem acontece - e sem ácido. Só que é do tipo tenebrosa. E o pior é que é sem volta.
O MST do André
Diego Moreira, coordenador do MST, disse em Brasília que o deputado federal André Vargas, vice-presidente da Câmara, é um aliado histórico do movimento. Faltou a foto do parlamentar com o famoso boné vermelho e alguém pesquisar se ele já posou numa barraca de plástico preto depois de participar de uma invasão em terras de latifundiários.
Engarrafamento
Por gostar de engarrafamentos no trânsito, para vender mais gasolina, a presidente da Petrobras, Graça Foster, deveria ser engarrafada e despachada para um lugar incerto
Estúdio 41
O Estúdio 41, que ganhou o concurso para a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, é especialista em participar e faturar de disputas do gênero. O escritório é formado por profissionais egressos do curso de arquitetura da Universidade Federal do Paraná. Segundo definição própria, "estão interessados na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade".
Carlos Simões minerador
O ex-deputado e radialista Carlos Xavier Simões aparece hoje no Diário Oficial da União. Na página referente à mineração, o nome dele consta de uma lista sobre "Fase de Autorização de Pesquisa - Auto de infração lavrado". A autorização tem o número 826.276/2009 e o AI número 34/2013. Pouca gente sabia que ele também trabalhava neste terreno. E que também está enrolado.
Chacinas do crack
O início da onda de chacinas em Curitiba e região metropolitana coincide com a proliferação do consumo de crack na cidade. Pouca gente fala nisso e muito menos investiga a respeito, inclusive a imprensa.
erra uma vez
De Paulo Leminski para o jornal Rascunho:
nunca cometo o mesmo erro
duas vezes
já cometo duas três
quatro cinco seis
até esse erro aprender
que só o erro tem vez
nunca cometo o mesmo erro
duas vezes
já cometo duas três
quatro cinco seis
até esse erro aprender
que só o erro tem vez
A erva
A maconha será descriminalizada para consumo. É um avanço. Difícil mesmo vai ser aguentar o cheiro do mato queimado em toda esquina do país.
O anão do Gugu e Freaks
O novo astro da televisão brasileira é o anão Marquinhos, explorado por Gugu Liberato nas tardes de domingo na Rede Record. Em breve oexcelente filme Freaks, dirigido por Tod Browning em 1932, será considerado água com açúcar para o nível de apelação atual dos personagens. Veja algumas cenas: http://www.youtube.com/watch?v=DkCF3itmXf4
Assinar:
Postagens (Atom)